CE é presidida por deputado do Partido dos Trabalhadores

Foto do Presidente da Comissão de Educação, Luiz Felipe Brito (PT). (Foto por Fernanda Arai)

Na noite do último sábado (14), o deputado do PT Luiz Felipe Brito foi eleito presidente da Comissão de Educação (CE) pela maioria dos membros do colegiado, contando com 11 votos favoráveis dos 12 presentes na reunião. Como 1º vice-presidente o deputado Miguel Santos (PP) foi eleito por 11 votos. Houve segundo turno na eleição do 2º vice-presidente, vencendo por 12 votos favoráveis o deputado Matheus Eduardo (PSD).

Segundo o deputado Luiz Felipe Brito, o partido acredita que “a democracia é feita da diversidade dos argumentos contrários”. Considerando a diversidade de parlamentares e projetos a serem discutidos na comissão, “vamos procurar sempre ter um consenso e que esse não seja para abrir mão de interesses menores, mas que seja para unir a comissão e realmente colocar projetos em plenário da comissão de educação”, completou ele.

O 1º vice-presidente, deputado Miguel Santos (PP), afirmou que o partido possui vários projetos interessantes para a comissão, relacionados a educação de jovens e adultos, educação indígena e questão orçamentária. Ele acredita que até quarta-feira (18) sejam pautados todos os projetos propostos pelo partido.

Santos está contente com a presença de novos parlamentares, ou seja, que estão participando do projeto pela primeira vez, acreditando que poderão surgir novos argumentos na comissão e que isso poderá enriquecer o debate.

Comissão de Educação

De acordo com o deputado Luiz Felipe Brito (PT), a Comissão de Educação se compromete com a democratização do ensino, ampliação dos direitos educacionais e universalização do ensino no Brasil, o que, segundo ele, é um comum acordo de toda a presidência.

Brito afirma querer pautar projetos que visam a garantia dos direitos sociais e educacionais a toda população. Projetos que ampliam cotas em concursos públicos para indígenas e língua brasileira de sinais são temas base para discussão de projetos pautados na comissão.

A reunião da CE ocorre neste momento no plenário 10 do Anexo II da Câmara dos Deputados.

Código de Ética

Sobre a reformulação do Código de Ética do projeto, o deputado Luiz Felipe Brito considerou que “o filtro está mais rígido, mas para termos uma simulação de sucesso, precisamos nos adequar a esse filtro”.

Compartilhe: