Coletiva de Imprensa é marcada por indicação de candidatos à Presidência

No último domingo (11), os líderes partidários eleitos na tarde do mesmo dia se reuniram para a coletiva de imprensa no auditório do IPol/IRel na Universidade de Brasília. O Líder do PSDB, Ismael Júnior, aproveitou o momento para anunciar o apoio ao candidato à presidência da Câmara, Juan Carlos, também do PSDB, além de salientar a atividade e experiência extensa do candidato como deputado no Politeia. Após a fala, o deputado foi ovacionado por boa parte do auditório e os deputados dos partidos PP, DEM, PR, PRB e PSD também demonstraram apoio à candidatura de Juan Carlos.

A líder do PDT, Julianna Alves, também aproveitou a oportunidade para apresentar preferência à Nailah Neves, do PT, também como candidata à presidência da Câmara. Além de veterana no projeto, Nailah é símbolo de diversidade e representação no espaço, com histórico de atuação em políticas a favor da mulher, comunidade negra e matrizes religiosas, como sugerem os partidos que a apoiam, PT e PSB.
Dois partidos com comportamento opostos chamaram atenção para outro assunto na coletiva: a representatividade feminina. Enquanto o PSB veio com uma proposta de corpo partidário majoritariamente feminino, o DEM apresenta apenas uma deputada em sua composição. Bruno Melo, líder do DEM, quando questionado sobre a pequena parcela feminina no partido, salientou a importância da atividade masculina em prol aos direitos das mulheres e declarou que acredita na campanha da ONU MULHERES "HeForShe" (ElesPorElas), lançada em 2014, que tem como objetivo engajar homens e meninos na busca por igualdade de gênero.
Ainda sobre a representação feminina, o Politeia deste ano conta com um número grande de participantes e líderes mulheres, em que dentre os 10 partidos, quatro líderes e três vice-líderes são do sexo feminino. Entre os partidos, o PT tem mais da metade de seus membros mulheres e o partido PSB também conta com maioria feminina, com apenas dois homens como membros.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.