Com 85% dos votos, Matheus Freitas é eleito presidente da Câmara

Deputado federal Matheus Freitas discursando em coletiva de imprensa

No último sábado (17), Matheus Freitas (MDB/GO) venceu a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados. O cargo foi disputado por Freitas e pelo deputado federal João Becker (Sem Partido/SP), que receberam, respectivamente, 64 e 5 votos. A eleição aconteceu de forma virtual e estavam presentes 75 parlamentares ao todo.

Após eleito, Freitas afirmou que fará o possível para que todos tenham a oportunidade de se expressar livremente, respeitando a ética cidadã e o decoro parlamentar. O líder também pediu para que os  membros da Câmara pensem além das vontades individuais e que escolham como guia, nesta legislatura, os valores de justiça e democracia.

Além disso, o novo presidente da Casa declarou que as prioridades de sua gestão serão “a independência partidária, a defesa da democracia, e o respeito aos direitos humanos, à cidadania, às instituições”. Apoiado pelo maior bloco partidário desta legislatura, Freitas ressaltou que sua relação com a oposição da Casa será como a de todos os outros partidos. “Vou gerenciar os partidos e não estarei a serviço de nenhum em especial por [meio de] amizades. Meu trabalho é garantir a ordem de todos as siglas”, disse.

Contagem dos votos

A votação foi bastante expressiva à favor do deputado emedebista, que venceu com 85,3% dos votos em comparação com os 6,6% dos votos de João Becker. O deputado menos votado foi superado até pelos votos em branco, que representaram 8% da votação. Confira no gráfico abaixo as proporções indicadas:

Posicionamentos após a eleição

Alguns parlamentares se manifestaram após a divulgação do resultado da eleição. Depois de ser derrotado na disputa pela presidência, João Becker afirmou que foi corajoso ao concorrer ao cargo em meio a desordem. O parlamentar também disse que vai continuar na defesa de suas ideologias e desejou um excelente trabalho ao novo presidente eleito.

Outro parlamentar que se posicionou em relação aos resultados das eleições foi o deputado federal Matheus Cordeiro (PT/CE), que parabenizou Freitas dizendo que a Câmara dos Deputados mais uma vez se provou um espaço democrático ao elegê-lo.

Perfil do novo presidente da Câmara

Matheus Freitas tem 21 anos e está em sua terceira legislatura. Já foi vice-líder do Partido Republicano e líder do Partido dos Trabalhadores, mas hoje é membro do MDB. ““Mesmo tendo cometido alguns erros no passado, o MDB possui bons quadros políticos, é um partido com grande capilaridade nacional, possuindo grande importância de alcance dos estados e municípios”, disse o presidente.

Nascido no Distrito Federal, Freitas vê na política “um meio de utilizar a capacidade conciliadora, possibilitando o livre debate’’. Seu único projeto deste ano trata de mobilidade urbana, uma questão pela qual o deputado aborda com muito afinco. “A proposição extingue a obrigatoriedade do circuito fechado, contratando empresas diferentes tendo um preço mais barato”, defendeu o político.

Compartilhe: