NOSSA HISTÓRIA

Anterior
Próximo

Criado em 2003, o Projeto Politeia foi idealizado por estudantes de Ciência Política da Universidade de Brasília, como uma iniciativa do Programa de Educação Tutoriada (PET-POL). Desde o início, o Projeto Politeia foi concebido como um projeto de educação política que, entre outras coisas, dissemina o conhecimento acerca do processo legislativo brasileiro. 

Para o desenvolvimento de suas atividades, o Politeia conta com uma metodologia e cultura organizacional próprias, que permitem experiências únicas dentro do meio acadêmico. O projeto busca, para além do conhecimento teórico adquirido através do estudo intensivo do processo legislativo, proporcionar um ambiente em que o debate e o trabalho em equipe sejam estimulados.

Na atualidade, o Projeto Politeia é dividido em quatro coordenadorias:

COORDENADORIA GERAL

Responsável por articular e gerenciar os trabalhos das outras coordenadorias, além de representar o Projeto Politeia institucionalmente.

COORDENADORIA ACADÊMICA

Realiza treinamentos relacionados ao Regimento Interno da Câmara dos Deputados (RICD) e elabora aulas sobre o campo político para os estudantes da UnB.

COORDENADORIA ADMINISTRATIVA

Tem a atribuição de estruturar e oferecer suporte organizacional ao Projeto Politeia. Além disso, a coordenadoria é responsável por administrar os recursos financeiros do Projeto Politeia.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

Responsável pela divulgação, pela assessoria de imprensa, por dar aulas de Marketing Político para estudantes da UnB e pela elaboração da identidade visual do Projeto Politeia.

Juntas, essas quatro coordenadorias mobilizam, em média, cinquenta estudantes de diversos cursos da Universidade de Brasília (UnB), como Ciência Política, Relações Internacionais, Direito e Comunicação Social. E, durante um ano, todos os membros da organização se preparam para proporcionar aos estudantes de graduação a oportunidade de simular as atividades parlamentares.

Além disso, a organização é responsável por auxiliar os simulantes na elaboração de Projetos de Lei e na compreensão dos trabalhos realizados nas comissões parlamentares e nos ritos do Plenário da Câmara dos Deputados.

Desse modo, o Projeto Politeia se mostra único no cenário das extensões acadêmicas, promovendo experiências completas e, ainda, impactando na forma como a política é vista por jovens adultos em diversos cantos do Brasil.