Página Inicial Simulação 2021

Assessoria de Imprensa

São pronunciamentos de parlamentares visando emitir algum posicionamento ou pronunciamento de relevância para a Casa.

Repórteres

As reuniões, sessões, decisões e acontecimentos que ocorreram durante toda a simulação. Feita por uma equipe dedicada em cobrir cada detalhe com excelência.

Consulte o perfil, informações e os trabalhos que nossos engajados repórteres preparam na simulação.

Comissões

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania emite parecer sobre a constitucionalidade e, se necessário, sobre o mérito das proposições.

E-mail: [email protected].

Acesse a Página da Comissão aqui

Acesse as Pautas aqui

A Comissão de Seguridade Social e Direitos Humanos emite parecer sobre assuntos de cunho social e de direitos humanos.

E-mail: [email protected].

Acesse a Página da Comissão aqui

Acesse as Pautas aqui

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Educação e Comunicação emite parecer sobre assuntos de tecnologia e comunicação.

E-mail: [email protected].

Acesse a Página da Comissão aqui

Acesse as Pautas aqui

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado emite parecer sobre assuntos de segurança pública, crimes e medidas preventivas.

E-mail: [email protected].

Acesse a Página da Comissão aqui

Acesse as Pautas aqui

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços emite parecer sobre assuntos econômicos em geral.

E-mail: [email protected].

Acesse a Página da Comissão aqui

Acesse as Pautas aqui

Atividade Legislativa

Documento com os resumos da situações dos projetos, movimentações de pessoal e demais informações de relevância das atividades legislativas.

Acesse os DOP’s aqui

Simulação

Desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Câmara dos Deputados, é a experiência de viver como um deputado(a) por uma semana, sentindo na pele como são feitas as leis, debates e votações.

Cada proposição precisa ser apreciada por comissões e seguir seu rito sequencialmente. O despacho é por onde uma proposição irá tramitar, contendo todas as comissões que passará. Vale ressaltar que os despachos são feitos pela Gestão do Politeia.

Cada parlamentar pode criar sua própria proposta, obedecendo critérios de redação e construção predefinidos. Estas propostas legislativas passarão por debates e votações.

É o ambiente por onde as proposições (PLs, PLPs e PECs) são apresentadas, discutidas e votadas. Cada comissão só pode falar sobre o tema que compete a ela e as regras de apreciação serem o Regimento Interno do Politeia (RIP).

O(A) Autor(a) é aquele(a) que redige a peça, devidamente fundamentada, que tramitará na Casa. Seu papel nas reuniões ou sessões é defender e elucidar possíveis questionamento sobre sua proposição, para assim, angariar votos e conseguir a aprovação da maioria.

O(A) Relator(a) é quem emite sua opinião, devidamente fundamentada, sobre a proposição para qual foi designado(a). Esta opinião deverá ser escrita, contudo, em alguns casos, poderá ser proferida oralmente e posteriormente enviada por escrito para a Mesa. Além disso, é possível a relatoria aceitar sugestões de alterações no texto vindas de outros parlamentares (através de emendas).

Perguntas Frequentes

© 2020 Projeto Politeia – Projeto de Simulação do Sistema Legislativo Brasileiro | Todos os Direitos Reservados.