De forma inédita, colégio de líderes será aberto

O presidente da Câmara anuncia colégio de líderes aberto. Na foto, da esquerda para a direita: Dep. Luiz Phelipe Santos (PT), dep. Jordanna Lourenço (DEM), dep Caio Leal (PDT) e dep. Marcella Pellegrini (PSD). (Foto: Fernanda Arai)

O atual presidente da Casa, deputado Caio Leal (PDT), decidiu por realizar o colégio de líderes em caráter aberto para todos os parlamentares. A ocasião acontecerá às 17h15 desta quarta-feira no Plenário 2 e reunirá todos os líderes partidários e presidente das comissões para a discussão da pauta das sessões plenárias.

Pela primeira vez na história do Politeia, o colégio de líderes, reunião decisiva e de suma importância, será aberto para todo parlamentar. Nessa ocasião, são debatidos, apenas entre líderes e presidentes, os projetos de lei que irão integrar a pauta das sessões na Casa do Povo.

A reunião continuará sendo apenas entre os cargos mencionados, contudo, estará aberta para a imprensa e deputados espectadores. A iniciativa democrática vem da necessidade de maior inclusão principalmente dos parlamentares de primeira viagem, o deputado Caio esclarece: “Pessoas vão se sentir mais próximas dos cargos e dos espaços de decisão”.

Deputados terão a oportunidade de acompanhar colégio de líderes. (Foto: Fernanda Arai)

O objetivo do colégio de líderes aberto é valorizar o teor pedagógico do Politeia e esclarecer como funcionam as tomadas de decisões. Geralmente não havia interesse das presidências em tornar pública a reunião, a fim de evitar possíveis interrupções e participações indesejadas. Porém, como elucida o deputado Dutra (PP): “em uma democracia, tudo deve ser decidido à luz do dia”.

Compartilhe: