PERGUNTAS FREQUENTES

O Politeia foi idealizado como um projeto de ensino, pesquisa, extensão e formação política, centrado na simulação das atividades da Câmara dos Deputados. O objetivo é proporcionar maior proximidade com o processo legislativo, além de aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil por meio de experiências práticas do processo político brasileiro.

A proposta é utilizar uma metodologia diferente e inovadora de ensino, onde o participante atua desde a construção de projetos de leis, submetidas à uma simulação dos trâmites reais da Câmara dos Deputados, até a ocupação dos diversos cargos dentro da Casa.

Sim. O participante deve ser aluno regular da graduação e não poderá ter participado da simulação por 4 edições ou mais. Além disso, não poderá ter sofrido qualquer suspensão à participação ao projeto, independente do período em que esta foi aplicada.

A nossa simulação acontece todo ano durante o recesso parlamentar, geralmente na segunda semana de julho. Em 2019, aconteceu, por exemplo, entre os dias 19 e 26 de julho.

As inscrições são contabilizadas por ordem de chegada, ou seja, após a abertura do formulário no dia 14 de maio, às 18h, serão contemplados os primeiros que realizarem a sua inscrição.

Todos os contemplados na primeira chamada já receberam e-mails com boletos. Dessa forma, caso não tenha recebido e-mail da organização, você está na lista de espera.

Para preservar os nomes dos participantes inscritos, não divulgamos a lista de espera, mas, caso seja de seu interesse, poderá enviar um e-mail para a organização solicitando a sua posição na lista.

O processo seletivo acontece sempre no segundo semestre de todo ano, após a simulação. As datas das inscrições serão divulgadas nas nossas redes sociais, fiquem atentos!