Primeira leva de votações acontece durante a Sessão Preparatória

As primeiras votações do Projeto Politeia aconteceram na tarde deste sábado (15/7) na Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro. Durante a Sessão Preparatória foram decididos quem ocuparia os cargos de presidente da Câmara, o 1º e o 2º vice-presidentes, e os 4 secretários da mesa.
Os deputados começaram a se organizar logo depois das inscrições e as candidaturas foram anunciadas na coletiva de imprensa que aconteceu no domingo (11/6). Concorreram à presidência da Câmara a deputada Nailah Neves, do bloco de esquerda “Progressista”, e o deputado Juan Carlos, do bloco de direita “Chá das 5”.
Em seu discurso, Nailah Neves reforçou o fato que, se eleita, seria sempre a favor do debate e que não ditaria regras à nenhum deputado. Por ser uma mulher negra, a deputada também afirmou que pretende trazer mais representatividade para a casa. “Vim com um plano de dar voz a quem não tem. De dar voz a todas as minorias e de fazer com que sejam ouvidas. Quero mostrar do que somos capaz”, assegurou.
Já o candidato da direita, Juan Carlos, apresentou, em seu discurso, vários problemas que o país vem enfrentando atualmente, como a baixa na economia e o aumento do desemprego. Se eleito, o deputado prometeu uma presidência que de fato resolva os problemas do país e a aprovação de projetos que funcionem e façam a diferença.
Também tiveram direito a discursar sobre suas propostas as deputadas Ingrid Gaston e Jamille Guedes, que disputaram a presidência da Secretaria da Mulher. Com sua história marcada pelo machismo em vários momentos, Jamille promete que, se eleita, mostrará a força que as mulheres têm. Por sua vez, Ingrid promete que, apesar da pouca experiência no ramo, irá representar e ajudar as mulheres da melhor forma possível.
Resultado
Após algumas horas de votação o escolhido para ser o presidente da Câmara dos Deputados foi Juan Carlos, com 59 votos. Suas funções como presidente serão: presidir e manter em ordem as sessões; conceder a palavra aos deputados (as); despachar requerimentos; e deferir a retirada de proposição da Ordem do Dia.
Para 1º vice-presidente foi elegido o deputado Azevedo de Sousa, com 50 votos, para 2º vice-presidente, o deputado Carlos Jacomes, com 58 votos. Os 4 secretários escolhidos foram Luís Brito, com 48 votos; Débora Giuliana, com 54 votos; Frederico Monteiro, com 58 votos; e Allan Ramos, com 49 votos, respectivamente.
Para a Secretaria da Mulher foram eleitas a deputada Jamille Guedes, com 33 votos, para a presidência; Samara Marinho, com 25 votos, como 1ª secretária adjunta; Vitória Smith, com 25 votos, como 2ª secretária adjunta; e Laura Freire, com 26 votos, como 3ª secretária adjunta.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.