Quem

somos?

Em 2003, a partir da necessidade de incentivar a criação de espaços de discussão e reflexão sobre temas relevantes para a sociedade, partindo do incentivo ao conhecimento prático do Processo Legislativo brasileiro, bem como incentivar o engajamento político dos jovens, surge o Projeto Politeia, uma iniciativa de ensino, pesquisa e formação política, idealizado pelo programa de educação tutorial em Ciência Política (PET/POL).

O Politeia foi idealizado como um projeto de ensino, pesquisa, extensão e formação política, centrado na simulação das atividades da Câmara dos Deputados. Seu objetivo é proporcionar maior proximidade com o processo legislativo, além de aprimorar a relação entre Estado e sociedade civil por meio de experiências práticas do processo político brasileiro. Temos como proposta utilizar uma metodologia diferente e inovadora de ensino. Ao invés de utilizar métodos didáticos tradicionais, tais como cursos, seminários ou fóruns, o Politeia busca construir uma experiência de como o processo legislativo ocorre no Brasil através da simulação das atividades parlamentares, nas quais os participantes atuam diretamente desde a construção de projetos de leis, que são submetidos à uma simulação dos trâmites reais da Câmara dos Deputados, até a ocupação de cargos como repórteres, assessores de imprensa, fotógrafos e os diversos cargos dentro da Casa.

Tal método proporciona ao participante não apenas a possibilidade de simular as principais decisões tomadas no país, como também oferece a oportunidade de compreender como funcionam os procedimentos inerentes ao sistema legislativo, com foco na Câmara dos Deputados, além de poder conhecer melhor a dinâmica das instituições democráticas do Brasil.

Nossa História

Nos anos que sucederam a criação do projeto, as duas primeiras edições do Politeia foram organizadas pelo PET/POL (Programa de Educação Tutorial em Ciência Política). Nessas primeiras edições (realizadas nos anos de 2002 e 2003), o Projeto era conhecido como “Laboratório Político de Politeia” e contava com apenas 20 membros, compondo uma única Comissão. Até o ano de 2008, as Simulações Parlamentares ocorriam na própria Universidade de Brasília (UnB). Porém, a partir dos trabalhos realizados por uma nova Gestão interna, em 2009 o Projeto realizou pela primeira vez a Simulação das atividades parlamentares na sede da Câmara dos Deputados.

Essa edição contou com a participação de 80 estudantes do ensino superior de diversas universidades do Brasil. No final desse mesmo ano (2009), em reunião com a Coordenação de Relações Públicas da Câmara dos Deputados (COREP), iniciou-se o processo de convênio com a Câmara dos Deputados, que buscou firmar uma parceria para a realização anual do Projeto. Desde então, todas Simulações Legislativas realizadas pelo Projeto Politeia – com exceção dos anos afetados pela Emergência de Saúde Pública Nacional causada pela Covid-19 – são realizadas na Câmara dos Deputados. Nesse sentido, a fim de fortalecer ainda mais essa parceria, em 2021 foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade de Brasília e a Câmara dos Deputados, que visa garantir a realização do evento de Simulação promovido pelo Politeia.

Missão:

Promover aos cidadãos o conhecimento e a prática das atividades políticas, incrementando a comunicação entre Estado e Sociedade Civil e proporcionando experiẽncia no Processo legislativo e na formação de políticas públicas.

Visão:

Instigar a conscientização e participação politica e social dos indivíduos. Promover o debate sobre problemas politicos nacionais. Despertar no participante do politeia a responsabilidade social que cabe a nós, brasilieiros, de  procurar soluções para viabilizar a construção de um país mais justo e igualitário.

Assine nossa

Newsletter